quarta-feira, 16 de julho de 2008

CDs NEM 1 AI & NOITES DE GALA, SAMBA NA RUA: um é sucesso... e o outro: também.

"Mônica Salmaso afirmara para mim, certa feita, que apesar de totalmente mergulhada e focada na Turnê do CD Noites de Gala, Samba na Rua, estava muito feliz e orgulhosa do lançamento de seu outro CD "Nem 1 ai" que a Biscoito Fino fizera em meio ao sucesso de público e crítica dos shows que circulavam o Brasil naquele momento. Não diferente, muitas foram as pessoas que ficaram igualmente felizes em ter um outro registro fonográfico da Mônica. Estamos: eu, você e a Mônica felizes, certo? Certo... Então ficamos combinados assim: NEM 1 AI & NOITES DE GALA, SAMBA NA RUA: um é sucesso... e o outro: também...".
Valéria Nanci




"Mônica Salmaso lança disco gravado há oito anos
Nem 1 ai destaca diálogo da cantora com grandes músicos




Mônica Salmaso constrói sua carreira de maneira íntegra e sólida: sua voz afinadíssima faz par com repertório cuidadosamente selecionado e músicos de grande valor. A cantora procura sempre a perfeição. Sua voz é certeira, a interpretação carrega na sensibilidade e os arranjos são cuidadosamente lapidados para esses encontros . Mais um exemplo desse processo artesanal e pouco convencional de trabalho está em Nem 1 ai, gravado em 2000 e só agora editado em CD pela Biscoito Fino.
Em busca da emissão perfeita e da nota cuidadosamente afinada, Mônica segue um caminho que não é nada fácil. Um show seu é como um concerto de música popular. Seus discos são gravados em laboratórios, em que os músicos e a cantora se juntam em uma incansável viagem que busca os elementos perfeitos para a fórmula funcionar. Nesse ambiente de limpeza perfeita, às vezes a emoção da cantora fica em segundo plano em prol da técnica. Essa assepsia não pode (melhor, não poderia) ser confundida com frieza.
Mesmo em um caminho não convencional Mônica Salmaso vem aumentando seu alcance aos poucos, construindo uma relação sólida e consistente com o público. Não é o trajeto mais fácil, mas traz a certeza e a confiança do que é verdadeiro quando toca fundo no sentimento das pessoas. Quem se identificar com sua arte vai ser fiel a cantora que não faz concessões.
Em 2007 Mônica lançou seu melhor trabalho, o disco mais quente de sua carreira. Dividindo com o excelente grupo Pau Brasil (que merece no mínimo 50% do mérito), a cantora interpretou composições de Chico Buarque em Noites de gala, samba na rua. As releituras agradaram tanto que até o próprio homenageado se encantou, convidando Mônica para dividir com ele o palco do Circo Voador.
Nesse sentido Nem 1 ai não alça vôos mais altos. Os elementos que fizeram Mônica chegar até aqui já estão todos nesse álbum, gravado há oito anos. O repertório foge do óbvio e prima belo bom gosto, excelentes músicos fazem par com a cantora em arranjos tão bonitos quanto sofisticados. Mas não chega a superar os dois últimos trabalhos assinados por ela.
Uma das mais louváveis características de Mônica Salmaso é que ela não se apresenta como uma cantora acompanhada pela banda. Ela faz questão de se colocar em meio aos músicos, mais uma integrante. Sua fiel parceria com o produtor/compositor/baixista Rodolfo Stroeter garante o sucesso desse formato. Em Nem 1 aí a dupla conta com outros grandes talentos como os de André Mehmari (piano), Tutty Moreno (percussão), Nailor Proveta (sopros) e Toninho Ferragutti (acordeon). Todos com participação fundamental no trabalho e devidamente creditados na capa.
O repertório passa suave por músicas bem conhecidas como Derradeira primavera (Tom e Vinicius) e Joana francesa (Chico Buarque). Visita o universo de Caymmi em Lenda do Abaeté, resgata o folclore de Bate canela que casa com Kaô, parceria de Gilberto Gil e Rodolfo Stroeter. Termina com o samba Mora na filosofia, uma espécie de malandragem vestida com roupa de gala.
Mônica não se intimida e consegue imprimir sua digital em canções que ficaram marcadas anteriormente. No campo das grandes cantoras, relê Saudades dos aviões na Panair, parceria de Milton Nascimento e Fernando Brant imortalizada por Elis Regina, e Esconjuros, da dobradinha mágica de Guinga e Aldir Blanc gravada magistralmente por Leila Pinheiro.
Nem 1 ai vem de uma apresentação da cantora em São Paulo. Depois do show bastaram duas sessões no estúdio para registrar. A edição em CD não pretende trazer novidades e nem surpresas; não é esse o objetivo da cantora. O lançamento vem para disponibilizar e tornar público o trabalho que estava guardado. Nem 1 ai é mais um passo da cantora na formação de uma carreira sólida e independente, que não busca o sucesso fácil e sim uma carreira consistente."

Nenhum comentário: