terça-feira, 21 de julho de 2009

Considerações sobre o CD "NOITES DE GALA - AO VIVO"

Saudações queridos Salmasianos,

Ontem ouvi o CD ao vivo da Mônica - O Noites de Gala! Recomendo!!! Recomendo, sobretudo, para aqueles que acham que é a mesma coisa do "disco" de estúdio - definitivamente NÃO É!!! É um cd mais VIVO, com uma sonoridade grandiosa, com mais emoção!!! Vale a pena: e como vale!!! Não tenho dúvidas que o ouvirei mais do que o trabalho anterior: por senti-lo mais!!!Um salve a todos!

segunda-feira, 6 de julho de 2009

LANÇAMENTO: CD Mônica Salmaso e Pau Brasil – Noites de Gala Ao Vivo

"Quando lançamos o DVD deste trabalho, já havia na Biscoito Fino a intenção de que, junto com ele, lançássemos o CD ao vivo. Inicialmente, eu me opus a esta idéia porque quando o DVD foi gravado, (em março de 2008) não havia mudado quase nada da nossa performance em relação ao CD gravado em estúdio. Éramos o mesmo grupo, tocando as mesmas músicas com os mesmos arranjos. Achei que não fazia sentido lançar um CD tão parecido com o CD de estúdio lançado no ano anterior.
Entre abril e novembro de 2008, nós realizamos o sonho de fazer uma turnê brasileira que percorreu 21 cidades passando por todas as suas regiões.
Para mim, era a realização de um sonho antigo o de poder, pela primeira vez, levar um mesmo espetáculo com sua equipe técnica e parte do equipamento, por tantas cidades durante quase um ano. Com mais de 10 anos de carreira, tive a oportunidade de fazer uma espécie de “mapeamento” de um público que vem sendo formado de forma gradual, fora da grande exposição comercial, e o que me surpreendeu sobremaneira foi o fato de o meu trabalho ter um público formado em muitas cidades onde não tinha ido até então, de forma espontânea e com muita identificação.
O Brasil, que é tão grande e de difícil comunicação (fora do alcance unilateral da televisão) ficou mais próximo através disso e me senti, mais do que nunca, uma artista do país e não da região sudeste, onde nasci e moro e onde mais trabalho.
Ao desenharmos a turnê, passamos pelos teatros mais lindos de cada cidade, salas históricas onde artistas e público se sentem felizes por estarem lá, visitamos as cidades, conhecemos pessoas e lugares e, assim como o espetáculo, nós próprios tivemos condições de “unificar” o Brasil através dessas viagens.
Quando voltamos a São Paulo, nos dias 1, 2, 3, 4 e 5 outubro de 2008, no teatro FECAP, o show que fazíamos tinha ganhado mudanças musicais consideráveis. Já tínhamos feito mais de 80 shows em teatros diversos e os arranjos foram ganhando outras nuances, novidades e mais propriedade musical, além de termos incluído a música FLOR DA IDADE ao repertório. Como uma comida que é cozida lentamente em forno a lenha, o show ganhou este gosto de bem feito que somente a prática e o tempo podem fazer.
Por sorte nossa, o show do dia 3 de outubro foi gravado, e por mais sorte ainda, ele estava bastante bom, sem erros graves, muito musical e refletindo exatamente esta nossa sensação de que o trabalho foi ganhando musicalidade com a turnê, as viagens, as repetições, o público diverso e os teatros variados.
Quando eu escutei este show gravado, tive finalmente, a vontade que este fosse lançado para que o ciclo deste projeto ficasse completo e que a gente pudesse ter o registro compartilhado da turnê e do amadurecimento do show.
Agradeço aos músicos do Pau Brasil pela parceria, a toda a nossa equipe que desenhou e trabalhou com seriedade e amor pelo sucesso da turnê, ao patrocinador da turnê Bradesco Prime, ao teatro FECAP pelo espaço que adoramos e por terem gravado este material e à gravadora Biscoito Fino que tem me dado suporte, apoio e projetos lindos".

Muito obrigada a todos,

Mônica Salmaso.